Morador de Tacima denuncia que há 30 dias falta água na cidade

26/02/2011 19:03

Morador do município de Tacima, diz que há um mês a cidade está sem água e que, apesar das seguidas reclamações feitas à Cagepa, nada foi feito até agora para sanar o problema.

João Alves explica que a falta de água é “crônica” e que a população local precisa em muitos casos passar por situações humilhantes. Ele cita o próprio exemplo ao dizer que diariamente pega água na casa do vizinho, já que ele tem uma cisterna e por isto não sofre tanto com a falta d'água.

“Vivemos uma fase de água zero em Tacima e isto é um absurdo de se ver em pleno século 21”, destaca o enfermeiro que denunciou o caso.

Ele diz inclusive que já foi em mais de uma oportunidade na Regional da Cagepa em Guarabira, mas não conseguiu resolver a questão. “Eles reconhecem o problema, mas não fazem nada para corrigi-lo”, denuncia.

João diz ainda que apesar da falta de água já durar um mês, as contas da Cagepa chegaram religiosamente cobrando pelo que não foi usado. “Fizemos uma mobilização hoje para alertar a população a não pagar a conta de um serviço que não respeita as mínimas exigências de qualidade”, destaca, lembrando que nas poucas vezes que neste mês teve água em Tacima o líquido era escuro e sujo, impróprio para o consumo.

A reportagem entrou em contato com o gerente regional da Cagepa em Guarabira, Emanuel Nazareno, que admitiu o que chamou de “problema sério” existente na cidade.

Ele explicou que uma série de problemas ajudaram para a falta d'água, como quebra de equipamentos, aumento de consumo neste período do ano em até 40% e a saturação da adutora que além de Tacima abastece também Araruna, Riachão e Dona Inês.

Nazareno enfatiza que por causa desta saturação, cada cidade só recebe água durante três dias por semana, mas que as vezes nem isto é possível justamente por causa dos demais contratempos citados.

Ele promete, contudo, que até a semana que vem a deficiência registrada nestas cidades serão minimamente corrigidas e o abastecimento vai voltar a ser “normal”.

Normal, é importante lembrar, não significa o abastecimento normalizado durante todos os dias, mas apenas naqueles três reservados para as respectivas cidades.

Já tem moradores dizendo que Tacima voltou a estaca zero: o tempo de carros pipas...