Blog

Ja esta em vigor as PORTARIAS baixadas pelo Delegado de Polícia Civil da Comarca de Araruna (que compreende os municípios de Araruna, Tacima, Riachão e Cacimba de Dentro), Dr. Ilamilton Simplício

13/03/2011 20:05
Portaria 001/2011: Determina que as MOTOS sem o espelho retrovisor ou com canos de escapes barulhento, sejam apreendidas.
Portaria 002/2011: Fica proibido o uso de aparelho sonoro, de qualquer tipo ou modalidade, em qualquer horário do dia ou da noite em veículos automotores. 

 

Notícias do MEC - Ensino Profissional no Brasil

13/03/2011 14:26

O MEC (Ministério da Educação) vai realizar a partir de 2011 uma prova nacional para seleção de professores iniciantes, que pode subsidiar concursos públicos estaduais e municipais.

A prova --que recebeu o nome de Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente-- será feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e vai avaliar conhecimentos, competências e habilidades dos candidatos ao ingresso na docência do ensino básico e fundamental. O sistema de avaliação será semelhante ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com a nota adquirida na prova, o professor poderá ingressar em qualquer rede de ensino que esteja cadastrada no programa. De acordo com texto publicado no "Diário Oficial", as Secretarias de Educação interessadas em utilizar os resultados da prova deverão formalizar adesão no Inep. Já a forma de utilização dos resultados será determinada por cada secretaria que aderir.

O Inep já realiza desde a semana passada uma consulta pública sobre o conteúdo que deve ser exigido de um professor que ingressa na educação infantil ou no ensino fundamental. Pessoas e instituições podem participar pelo site do Inep.

"As colaborações devem ser feitas a partir de um sistema que lista 16 temas centrais, cada um com uma série de tópicos relacionados às habilidades a serem demonstradas pelos candidatos a professor", diz informação no site do Inep.

Informações como datas de realização da prova, valor da inscrição ainda não foram definidos e devem ser esclarecidos em nova portaria publicada pelo Inep.

Campo de futebol está abandonado em Tacima; veja as fotos

10/03/2011 11:56




Em Tacima, agreste paraibano, os desportistas estão sem um espaço para a prática do futebol. O estádio municipal está em completo abandono. 

   Muros quebrados, mato por toda parte, animais amarrados e pior, uma família reside no que seria o vestiário.
 
   Revoltados a população pede uma resposta do setor competente a fim de que reformem o principal campo de futebol da cidade.

 

 

PREFEITO DE RIACHÃO PODE SER CASSADO!

27/02/2011 14:18

 

 

 

 

 

 

De acordo com a Rádio TALISMÃ de Belém, o Prefeito Paulo Viana da Cidade de Riachão recebe da Promotora Ana Maria Pordeus Gadelha parecer favorável à sua CASSAÇÃO.

Morador de Tacima denuncia que há 30 dias falta água na cidade

26/02/2011 19:03

Morador do município de Tacima, diz que há um mês a cidade está sem água e que, apesar das seguidas reclamações feitas à Cagepa, nada foi feito até agora para sanar o problema.

João Alves explica que a falta de água é “crônica” e que a população local precisa em muitos casos passar por situações humilhantes. Ele cita o próprio exemplo ao dizer que diariamente pega água na casa do vizinho, já que ele tem uma cisterna e por isto não sofre tanto com a falta d'água.

“Vivemos uma fase de água zero em Tacima e isto é um absurdo de se ver em pleno século 21”, destaca o enfermeiro que denunciou o caso.

Ele diz inclusive que já foi em mais de uma oportunidade na Regional da Cagepa em Guarabira, mas não conseguiu resolver a questão. “Eles reconhecem o problema, mas não fazem nada para corrigi-lo”, denuncia.

João diz ainda que apesar da falta de água já durar um mês, as contas da Cagepa chegaram religiosamente cobrando pelo que não foi usado. “Fizemos uma mobilização hoje para alertar a população a não pagar a conta de um serviço que não respeita as mínimas exigências de qualidade”, destaca, lembrando que nas poucas vezes que neste mês teve água em Tacima o líquido era escuro e sujo, impróprio para o consumo.

A reportagem entrou em contato com o gerente regional da Cagepa em Guarabira, Emanuel Nazareno, que admitiu o que chamou de “problema sério” existente na cidade.

Ele explicou que uma série de problemas ajudaram para a falta d'água, como quebra de equipamentos, aumento de consumo neste período do ano em até 40% e a saturação da adutora que além de Tacima abastece também Araruna, Riachão e Dona Inês.

Nazareno enfatiza que por causa desta saturação, cada cidade só recebe água durante três dias por semana, mas que as vezes nem isto é possível justamente por causa dos demais contratempos citados.

Ele promete, contudo, que até a semana que vem a deficiência registrada nestas cidades serão minimamente corrigidas e o abastecimento vai voltar a ser “normal”.

Normal, é importante lembrar, não significa o abastecimento normalizado durante todos os dias, mas apenas naqueles três reservados para as respectivas cidades.

Já tem moradores dizendo que Tacima voltou a estaca zero: o tempo de carros pipas...

Operação da PM em Tacima-PB – Roubo, receptação e tráfico

26/02/2011 19:01

TACIMA

26/02/2011 18:48

Palavras-chave